Pablo Picasso (1881-1973) – Pintor espanhol nascido em Málaga, Espanha. Desde, ao redor de, 1901 morava na França, onde teve contato com vários artistas de sua época. Foi um dos pintores mais ousados, um dos mais famosos e dos mais versáteis que já existiu. Ele construiu uma realidade subjetiva a partir de sua própria imaginação, o que culminou no movimento cubista. O artista utilizou todas as técnicas e materiais disponíveis a ele para produzir obras de extrema importância para o mundo da arte. Suas famosas colagens com Georges Braque, pinturas, cerâmicas, desenhos, gravuras e suas releituras e diálogos com pintores de seu tempo e do passado (entre eles Ingrés, Velázquez, Delacroix, Renoir e Manet) fizeram de Picasso um dos mais famosos artistas no mundo. Sua carreira pode ser dividida nas seguintes fases: Período Azul (1901–1904), Período Rosa (1905–1907), Período Africano (1908–1909), Cubismo Analítico (1909–1912) e Cubismo Sintético (1912–1919), Classicismo e surrealismo.
-------------------------
Cubismo – Estilo de arte nascido em 1907 a partir da tela de Picasso intitulada Les Demoiselles D'Avignon. Tal movimento tem direta relação com as pesquisas estéticas de cor e forma realizadas por Cézanne (1839-1906) e buscava criar uma realidade completamente nova no campo da pintura. “Isso significa não apenas a distorção das formas naturais, como também a invenção de outras, novas, independentes das encontradas na Natureza.” (SOUZA, 1970: pág. 51). O cubismo valoriza principalmente as formas geométricas. Os artistas tentam mostrar os objetos nos seus ângulos múltiplos, dissociando o objeto da realidade.
O Cubismo é o movimento que funda o que vai se chamar de Arte Abstrata, ou seja, uma arte que já não tem preocupações em reproduzir elementos da natureza exterior, porém cria uma realidade própria da obra, desprendendo-se da representação das coisas como elas são para dar interpretações do objeto, expressando uma ideia ao invés de uma imagem do tema.
Os fundadores deste movimento, Picasso e Georges Braque (1882-1963), tomam formas geométricas e as mesclam para dar a impressão de vários planos. Também, pode-se notar a influência direta da arte africana (esculturas e máscaras) nas obras cubistas. Picasso trabalhava com os elementos em planos sucessivos e superpostos, fragmentando as figuras em ângulos que deveriam ser vistos ao mesmo instante para dar uma visão geral da obra, daí a dificuldade em reconhecer todos os elementos da obra.
A obra Les Demoiselles D'Avignon (ver figura) traz uma visão simultânea e multifacetada dos vários aspectos do tema observado, o que faz com que o objecto aparecesse na tela como que quebrado ou explodido. Pensando em facilitar a leitura das obras desta fase, as cores empregadas são mais sóbrias, geralmente ocre, terra e variações de cinza, o que faz com que a obra dê uma sensação quase monocromática. As figuras são distorcidas e angulosas e a influência das máscaras africanas é bastante visível nas obras desta fase.
-----------------------
Bibliografia:
GIBSON, Ann. “Avant-Garde”, IN NELSON, Robert e SHIFF, Richard (ed), Vritical Terms for Art History. Chicago: Univ. of Chicago Press, 2003, pag. 202-216.
JANSON, H. W. e JANSON, Anthony F. Iniciação `a Historia da Arte. Sao Paulo: Martins Fontes, 1996, 2a edição.MORGAN, Margareth. “Regarding Beauty”, IN JONES, Amelia (ed), A Companion to Contemporary Art since 1945. Oxford: Blackwell Publiching Ltd, 2006, pag. 164-185.
Picasso, kunstenaar van de eeuw. Panfleto de exposição. Kunsthal Rotterdam, 13 maart t/m 4 juli 1999.SCORNAIENCHI, Darly Nicolanna. Projeto Euro-Brasileiro, Master of College. Sao Paulo: Ed. Maltese, s/d.
SOUZA, Alcidio M. de. Artes Plasticas na Escola. Rio de Janeiro: Ed. Bloch, 1970.
Saturday, 22 January 2011
Picasso, o fundador da Arte Abstrata.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment