Walace Rodrigues
Resumo:
Este artigo tenta valorizar criticamente a arte africana contemporânea utilizando como caso de estudo a instalação La bouche du roi do artista Romuald Hazoumé. Tal obra se refere a desenhos de um navio negreiro inglês durante o período de legalidade do tráfico de escravos. A instalação também abre caminho para uma reflexão póscolonialista mais ampla sobre a criação de arte no mundo dito “em desenvolvimento” e sobre todos os estigmas que a arte africana ainda carrega por causa de um pesado fardo de eurocentrismo, imposto a ela durante o período colonial e que ainda persiste. Este artigo busca desmistificar preconceitos sobre a produção estética africana acreditando que mais espaço de exibição e visibilidade devem ser os caminhos para aumentar os conhecimentos sobre a arte africana atual e, por conseguinte, alcançar o reconhecimento merecido às criações culturais dos povos da África.
RODRIGUES, W. . Reflexões sobre Arte Contemporânea pela via póscolonialista: o caso da instalação La Bouche du Roi. Palíndromo, v. 5, p. 75-99, Jan. 2012.
Na íntegra em: http://ppgav.ceart.udesc.br/revista/edicoes/5_processos_artisticos_contemporaneos.html
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