Wednesday, 22 February 2012

*** Igreja de São Pedro de Rubiães, Paredes de Coura, Portugal ***








Aspectos medievais da Igreja de São Pedro de Rubiães, em Paredes de Coura, Portugal.

*** Fotos de Walace Rodrigues ***
*** Todos os direitos reservados ***


Tuesday, 21 February 2012

*** Período Medieval em Portugal. ***

Igreja de Santa Maria dos Anjos, Valença do Minho, Portugal.






Igreja Matriz em Ponte de Lima, Portugal.






Torre da muralha medieval da cidade do Porto, Portugal.







Fortificações da cidadela de Valença do Minho, Portugal.
Do outro lado do rio Tui vê-se Espanha.
"De Espanha nem bons ventos nem bom casamento".






Barroco e Românico juntos em Valença do Minho, Portugal.






Janela medieval em Valença do Minho, Portugal.



*** Fotos de Walace Rodrigues ***
*** Todos os direitos reservados ***

Edifícios Medievais (Medievo) em Trás-os-montes, Portugal.

Paróquia de Santa Maria Maior - Matriz de Chaves.





Igreja Medieval de Vale de Gouvinhas, Trás-os-montes, Portugal.





Castelo Medieval de Chaves.





Igreja Medieval de Vale das Fontes, Trás-os-montes, Portugal.



*** Fotos de Walace Rodrigues ***
*** Todos os direitos reservados ***

Monday, 20 February 2012

Barroco em Portugal - Parte II


Anjo barroco em uma igreja de Valença do Minho.





Igreja das Carmelitas, Porto.





Igreja de Santo Idelfonso, Porto.





Pórtico de uma igreja barroca (ano de 1749) em Valença do Minho.





Entrada lateral de uma Igreja Barroca em Vinhais.


*** Fotos de Walace Rodrigues ***
*** Todos os direitos reservados ***

Saturday, 18 February 2012

Os artistas de Tocantinópolis, no Estado do Tocantins.




Os trabalhos de meus alunos do curso de Pedagogia, na UFT (campus de Tocantinópolis), na disciplina de Arte e Educação, os levaram a ter contato com os artistas e artesãos da cidade. Muitos deles não conheciam tais artistas e poucos valorizavam-os. Com este trabalho de campo (entrevista com o artista, seminário e apresentação escrita) eles começaram a refletir sobre o fato de que a Arte não estava tão longe como se pensava... Visitando os artistas e conhecendo melhor seus trabalhos e vidas abre-se para os estudantes um novo universo: o universo estético regional.


Cito aqui quatro importantes artistas da cidade:

1- Bia. Ela é proprietária da Jubiarte ( www.jubiarte.com.br ) e trabalha com as matérias primas da região. Uma quantidade infinita de contas, cascas, sementes e fibras é usada na confecção de peças de joalheria, de artesanato e de arte plástica.(ver imagem abaixo). Ela trabalha no centro da relação artesão/artista plástico.

2- Seu Osório. Ele é um pintor e escultor natural do Estado da Paraíba e que vive há 28 anos em Tocantinópolis. Aqui ele produziu peças variadas e ficou conhecido. Hoje, com problemas de visão, já parece não pintar como antes. Porém, é exímio professor de artes plásticas. Ele teve formação em pintura “acadêmica” no Rio de Janeiro e chegou a expor nesta cidade. Na obra “Menino Jesus com 12 anos”, feita em 2005, e mostrada aqui, ele deixa ver sua perícia como pintor “romântico” de temas religiosos. Católico e devoto dos santos, parece ter produzido um grande número de obras plásticas com estes temas.

3- Rosimar Locatelli ( http://indioapinaje.blogspot.com/2010/08/povos-apinaje-tocantinopolis-to.html ). Ela cursou Pedagogia no campus de Tocantinópolis, defendendo seu TCC na área da alfabetização bilíngue Apinajé. A Artista se inspira em temas relacionados à negritude feminina e às questões indígenas (ver imagem de duas de suas telas aqui).

4- Carlos Adriano Magalhães. Autodidata, pinta telas a óleo sob encomenda. Trabalha muito bem repetição, ritmo e movimento em suas telas. Pinta temas da terra e paisagens imaginárias.

18 de Fevereiro de 2012.


*** Todos os direitos reservados.***
*** Fotos de Walace Rodrigues ***

Sunday, 5 February 2012

A arte rupestre no estado de Roraima: subsídios teóricos para uma arte-educação eticamente crítica.



Por Walace Rodrigues



Resumo


Este artigo tenta dar subsídios teóricos para uma melhor compreensão de que a arte rupestre brasileira deve ser utilizada no campo da arte-educação por seu caráter não somente de produção cultural nacional, mas também por seu valor ético em relação às populações indígenas e seus fazeres estéticos. Aqui busco uma análise pela via da antropologia estética para concluir sobre a importância critica e pedagógica desta forma de arte ancestral nacional.



Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/rcvisual/issue/view/607/showToc


RODRIGUES, W. . A arte rupestre no estado de Roraima: subsídios teóricos para uma arte-educação eticamente crítica. Cultura Visual (Impresso), v. 16, Dez. 2011.


Reflexões sobre Arte Contemporânea pela via póscolonialista: o caso da instalação La Bouche du Roi.


Walace Rodrigues


Resumo:

Este artigo tenta valorizar criticamente a arte africana contemporânea utilizando como caso de estudo a instalação La bouche du roi do artista Romuald Hazoumé. Tal obra se refere a desenhos de um navio negreiro inglês durante o período de legalidade do tráfico de escravos. A instalação também abre caminho para uma reflexão póscolonialista mais ampla sobre a criação de arte no mundo dito “em desenvolvimento” e sobre todos os estigmas que a arte africana ainda carrega por causa de um pesado fardo de eurocentrismo, imposto a ela durante o período colonial e que ainda persiste. Este artigo busca desmistificar preconceitos sobre a produção estética africana acreditando que mais espaço de exibição e visibilidade devem ser os caminhos para aumentar os conhecimentos sobre a arte africana atual e, por conseguinte, alcançar o reconhecimento merecido às criações culturais dos povos da África.


RODRIGUES, W. . Reflexões sobre Arte Contemporânea pela via póscolonialista: o caso da instalação La Bouche du Roi. Palíndromo, v. 5, p. 75-99, Jan. 2012.


Na íntegra em: http://ppgav.ceart.udesc.br/revista/edicoes/5_processos_artisticos_contemporaneos.html