Thursday, 5 May 2011

O ATRASO histórico do Brasil - Gay Rights in Brazil.

Desde que voltei a morar no Brasil (no Rio de Janeiro), isso já faz uns nove meses, me espanta seguir vendo que em um mundo tão globalizado o Brasil continua tendo uma mentalidade atrasada em muitos aspectos. Por exemplo: lembro-me de ter visto há 30 anos atrás ruas sem calçamento (pavimentação) no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ). Passando pelas mesmas ruas há uns dias atrás, imaginem só: continuam sem calçamento!


A nível de ilustração mostro uma relação entre Brasil e EUA, somente para confirmar que nosso atraso é algo histórico:


EUA – Um país formado sob a influência dos pensamentos liberais Iluministas (século XVIII) de Liberdade e Igualdade, os mesmos que levaram à Revolução Francesa (1789).


Brasil – Um país formado sob a influência dos pensamentos Positivistas de Augusto Comte (século XIX), tanto que em nossa bandeira está o lema positivista “ordem e progresso”.


Porém, hoje, 05 de Maio de 2011, o Brasil deu um passo adiante! Os juizes do Supremo Tribunal Federal reconheceram, em uma decisão unânime, as uniões homoafetivas como que equiparadas às heteroafetivas. Claro, nossos legisladores nunca tiveram a coragem de votar uma lei nesse sentido, mesmo já existindo tal tipo de legislação em países vizinhos, como Argentina e Uruguai. Os juizes do Supremo brasileiro tiveram que “tapar o buraco” deixado por legisladores medrosos.


Enfim, demos um passo a frente em relação aos direitos dos casais homoafetivos! Mas custou muito!!! Continuamos muito atrasados! Para fazer desse país um lugar melhor teremos que ter todas as ruas calçadas, saneamento básico para todos, água potável para cada brasileiro, boa escola pública para todas as crianças e jovens, professores bem pagos e médicos com boas condições de trabalho em uma rede de saúde pública decente. Infelizmente, constato que ainda falta muito e continuaremos, AINDA, atrasados por muitas décadas!


----


Today, 5th May 2011, is a date to celebrate in Brazil as the Highest Court in Brazil legalized Gay and Lesbian unions with the same rights of heterosexual couples.

No comments: