Saturday, 28 May 2011

INVEJA MATA!!! E A INTOLERÂNCIA TAMBÉM!!!

Esta semana se decidiu que o Centro de Imprensa para a copa de 2014 será mesmo no Rio de Janeiro. Os paulistas, que muito desejavam tal centro de imprensa, agora dizem que foi melhor não tê-lo conseguido, assim economizariam dinheiro. É difícil acreditar neste argumento!


O que tenho notado muito claramente nos telejornais produzidos em São Paulo é um grande desdém para com o resto do Brasil, um desrespeito mesmo! Se eles falam do Rio de Janeiro, focam nas notícias ruins. Se falam da Bahia, focam nas notícias ruins. Se falam do Rio Grande do Sul, focam nas notícias ruins. E assim o fazem com todo o resto do país. Mas se falam de coisas ruins de São Paulo, tentam suavizar o máximo possível a notícia, gerando uma sensação falsa de estar e ser melhor que no resto do Brasil.


Porém, para desespero dos próprios paulistanos, uma grande quantidade de crimes racistas ou ligado ao xenofobismo estão concentrados em São Paulo. É gay apanhando na Paulista de skinhead negro e mulato! É gente levando lamparada na cara na Paulista! É agressão a nordestinos! E por ai vai... E isso somente é noticiado porque está acontecendo na avenida Paulista, onde há câmeras por todos os lados! Imagine o que não acontece nos outros cantos da cidade!


Um exemplo claro de suavizar as coisas ruins é chamar “favela” de “periferia”! Por que? São tão bons assim que não têm favelas??? Em quase todo o Brasil há favelas!


O problema desse ódio contra o resto do Brasil nas notícias somente faz aumentar a intolerância!


Eu, como carioca, gosto de ir a São Paulo para comer nos restaurantes italianos e para dançar nas boates, porém tenho recusado convites para ir a São Paulo porque sou gay e não quero apanhar na porta da boate! Além disso, na última vez em que estive na cidade fiquei parado no trânsito por horas porque o imenso valão que corta a cidade (o Tietê) encheu e parou tudo!


Como disse a um amigo outro dia, sem querer ser snob: Já fui mais vezes a Paris do que fui a São Paulo! E vamos dizer a verdade: no quesito beleza São Paulo perde para a grande maioria das capitais do Brasil!


Repito: O problema desse ódio contra o resto do Brasil nas notícias somente faz aumentar a intolerância! Os telejornais paulistanos devem parar com o xenofobismo agora, antes que seja tarde demais!

28 de Maio de 2011.

Sunday, 15 May 2011

Ostracismo intelectual brasileiro.

Não surpreende-me que as universidades brasileiras estejam tão mal classificadas nos rankings internacionais de avaliação de ensino e pesquisa. Analisando alguns pontos que tenho observado nos últimos meses, chego à conclusão que os analistas e os parâmetros destes rankings estão sendo honestos em suas avaliações.

A globalização nos trouxe vários benefícios, dentre eles está a circulação de informação de maneira muito mais rápida, mais eficiente e, muitas vezes, que necessita de verificação. No entanto, há mais vantagens que desvantagens em relação à circulação de informação em comparação, por exemplo, ao que havia na década de 1980. Hoje podemos ir a websites internacionais e comprar um livro que acabou de ser lançado, por exemplo.

No entanto, a globalização depende de uma importante ferramenta: a língua. Em que idioma escrever para ser global? A resposta, acredito, seria: o inglês, é claro. No entanto, verifica-se que poucos intelectuais de universidades brasileiras têm fluência na língua inglesa e que os programas de pós-graduação de mestrado e doutorado recorrem pouco, ou nunca, a bibliografias em inglês! Isto sim é um problema. Não somente para saber o que está se passando no mundo atual, mas em suas próprias áreas de conhecimento, pois muitos autores de importância fundamental somente publicam em inglês! Exemplo destes autores seria: Stuart Hall, Gayatri Spivak e Homi Bhabha, somente para citar alguns realmente importantes pensadores na área das ciências humanas!

Outro ponto sofrível nas universidades públicas brasileiras é a burocracia excessiva e desmedida! Um verdadeiro domínio do papel em relação à rapidez e flexibilidade que deve ter uma universidade! Trabalhos e projetos ficam travados por causa da carga burocrática das universidades! Uma verdadeira vergonha!

A questão colocada pela LDB (lei 9394 de 1996) de revalidar TODOS os diplomas emitidos no exterior é uma loucura! Como uma UFP, Uni-Rio, ou seja lá qual universidade pública for, tem o “cacife” intelectual para revalidar um diploma conseguido em universidades de renome internacional? Aqui incluo Oxford, Cambridge, Harvard, e muitas outras top de linha em pesquisa e publicação! Como pode isso acontecer se os intelectuais brasileiros têm dificuldade até para ler um texto em língua inglesa?

Há que diminuir a burocracia e reavaliar a exigência de revalidação de diplomas conseguidos no exterior, pois não se pode colocar todas as universidades em um mesmo saco! A começar pelas universidades brasileiras! Além disso, há que haver a obrigatoriedade de, pelo menos, 10% dos textos estudados nas pós serem em língua inglesa e outros 10% em língua espanhola. Esta vergonha tem que acabar!

Thursday, 5 May 2011

O ATRASO histórico do Brasil - Gay Rights in Brazil.

Desde que voltei a morar no Brasil (no Rio de Janeiro), isso já faz uns nove meses, me espanta seguir vendo que em um mundo tão globalizado o Brasil continua tendo uma mentalidade atrasada em muitos aspectos. Por exemplo: lembro-me de ter visto há 30 anos atrás ruas sem calçamento (pavimentação) no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ). Passando pelas mesmas ruas há uns dias atrás, imaginem só: continuam sem calçamento!


A nível de ilustração mostro uma relação entre Brasil e EUA, somente para confirmar que nosso atraso é algo histórico:


EUA – Um país formado sob a influência dos pensamentos liberais Iluministas (século XVIII) de Liberdade e Igualdade, os mesmos que levaram à Revolução Francesa (1789).


Brasil – Um país formado sob a influência dos pensamentos Positivistas de Augusto Comte (século XIX), tanto que em nossa bandeira está o lema positivista “ordem e progresso”.


Porém, hoje, 05 de Maio de 2011, o Brasil deu um passo adiante! Os juizes do Supremo Tribunal Federal reconheceram, em uma decisão unânime, as uniões homoafetivas como que equiparadas às heteroafetivas. Claro, nossos legisladores nunca tiveram a coragem de votar uma lei nesse sentido, mesmo já existindo tal tipo de legislação em países vizinhos, como Argentina e Uruguai. Os juizes do Supremo brasileiro tiveram que “tapar o buraco” deixado por legisladores medrosos.


Enfim, demos um passo a frente em relação aos direitos dos casais homoafetivos! Mas custou muito!!! Continuamos muito atrasados! Para fazer desse país um lugar melhor teremos que ter todas as ruas calçadas, saneamento básico para todos, água potável para cada brasileiro, boa escola pública para todas as crianças e jovens, professores bem pagos e médicos com boas condições de trabalho em uma rede de saúde pública decente. Infelizmente, constato que ainda falta muito e continuaremos, AINDA, atrasados por muitas décadas!


----


Today, 5th May 2011, is a date to celebrate in Brazil as the Highest Court in Brazil legalized Gay and Lesbian unions with the same rights of heterosexual couples.

Monday, 2 May 2011

Is Osama bin Laden really dead?


Why should we believe that Osama bin Laden is dead? Where is the dead body? Is this announcement not just political capital for Barack Obama? There is more to it than we, normal human beings, are allowed to know! That is for sure!


It is difficult to believe on the USA intelligence after the Iraq war. Where are the weapons of mass destruction that CIA was so sure about? They were never found! So, now, regarding the case of Osama bin Laden, where is the dead body? Why was the body not given to his rich family? There is a great chance that he could be bared in some Muslim country! Why not?


The logical situation is: the dead body of the enemy serves like a trophy to the “winner”! The same happened to Che Guevara (see picture)! His body was exhibited and photographed many times!


What about Guantanamo bay prison? All those people without a fair trail? Was not Barack Obama who said that he would look into it after elections? Last week there were some articles in the international press about the huge number of not guilt prisoners who were kept for many years in Guantanamo!


Also, why not to talk about the terrible situation of the American economy? Was not Barack Obama who would put the country back on track of growing? What did happen? More wars and more spending!


Obama seemed a nice alternative in the election, or the only one, but he has proven to be just like any other politician. As a good politician he just thinks about four more years!!!


My point is: Can we trust the CIA??? And why??? They have failed so many times!!! Can the world trust Obama???