Esta semana se decidiu que o Centro de Imprensa para a copa de 2014 será mesmo no Rio de Janeiro. Os paulistas, que muito desejavam tal centro de imprensa, agora dizem que foi melhor não tê-lo conseguido, assim economizariam dinheiro. É difícil acreditar neste argumento!
O que tenho notado muito claramente nos telejornais produzidos em São Paulo é um grande desdém para com o resto do Brasil, um desrespeito mesmo! Se eles falam do Rio de Janeiro, focam nas notícias ruins. Se falam da Bahia, focam nas notícias ruins. Se falam do Rio Grande do Sul, focam nas notícias ruins. E assim o fazem com todo o resto do país. Mas se falam de coisas ruins de São Paulo, tentam suavizar o máximo possível a notícia, gerando uma sensação falsa de estar e ser melhor que no resto do Brasil.
Porém, para desespero dos próprios paulistanos, uma grande quantidade de crimes racistas ou ligado ao xenofobismo estão concentrados em São Paulo. É gay apanhando na Paulista de skinhead negro e mulato! É gente levando lamparada na cara na Paulista! É agressão a nordestinos! E por ai vai... E isso somente é noticiado porque está acontecendo na avenida Paulista, onde há câmeras por todos os lados! Imagine o que não acontece nos outros cantos da cidade!
Um exemplo claro de suavizar as coisas ruins é chamar “favela” de “periferia”! Por que? São tão bons assim que não têm favelas??? Em quase todo o Brasil há favelas!
O problema desse ódio contra o resto do Brasil nas notícias somente faz aumentar a intolerância!
Eu, como carioca, gosto de ir a São Paulo para comer nos restaurantes italianos e para dançar nas boates, porém tenho recusado convites para ir a São Paulo porque sou gay e não quero apanhar na porta da boate! Além disso, na última vez em que estive na cidade fiquei parado no trânsito por horas porque o imenso valão que corta a cidade (o Tietê) encheu e parou tudo!
Como disse a um amigo outro dia, sem querer ser snob: Já fui mais vezes a Paris do que fui a São Paulo! E vamos dizer a verdade: no quesito beleza São Paulo perde para a grande maioria das capitais do Brasil!
Repito: O problema desse ódio contra o resto do Brasil nas notícias somente faz aumentar a intolerância! Os telejornais paulistanos devem parar com o xenofobismo agora, antes que seja tarde demais!
28 de Maio de 2011.