A Sabesp vai utilizando parte do volume morto do sistema Cantareira para tentar abastecer a região metropolitana de São Paulo, porém pouco se fala da necessidade de reflorestamento na região do entorno d`água represada em Cantareira!
Os incompetêntes do governo de São Paulo (reeleitos pelo povo em 2014!) se contentam em "apagar o fogo" do problema da falta de água de hoje, na região metropolitana, sem pensar no futuro.
Uma das soluções futuras para o problema seria o reflorestamento. O reflorestamento das margens dos córregos e rios que abastecem o sistema Cantareira diminuiria o despejo de sedimentos nos corpos de água que alimentam os reservatórios que nos fornecem água. A falta de cobertura vegetal faz com que a erosão eleve o nível de sedimentos nos reservatórios e diminua a profundidade destes.
Por que não se faz uma campanha (tipo multirão mesmo) para reflorestamento das margens dos mananciais que alimentam o sistema Cantareira? Há que pedir ajuda à comunidade para o replantio de vegetação nativa e fazer uma campanha para que as pessoas (principalmente os proprietários de terras na área) entendam a importância da conservação da cobertura vegetal natural às margens das águas e do aumento desta cobertura.
Falta educação! Falta conscientização! Falta ação dos governos! Falta responsabilidade social e ecológica dos proprietários de terras com mananciais! A falta de água em São Paulo é a demonstração clara de vários erros conjuntos, de ingerências de todos os níveis e de falta de consciência ecológica!