Sunday, 2 December 2012

O “ULYSSES” de José Rufino em exposição na Casa França-Brasil.


A obra intitulada “ULYSSES” do artista José Rufino e exibida na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro, é uma dessas poucas obras artísticas que não se pode definir nem somente como escultura ou como instalação, ela participa um pouco do land art e se espalha brilhantemente pelo imenso espaço central do prédio.

A obra é realmente de tirar o fôlego. Esse Ulysses deitado, gigantesco, de esqueletos de lembranças e materiais usados, amados, odiados, assimiladores, remetem a muitas relações não somente com outros objetos da história da arte, mas também da literatura, do ofício milenar da navegação (“navegar é preciso, viver não é preciso”), da construção de nossos abrigos interiores e exteriores, enfim, é uma destas obras tão instigantes que nos surpreendem. Hoje em dia, com tantos querendo ser artistas plásticos, poucos conseguem fazer um trabalho da magnitude filosófica, artística e monumental como o Ulysses de José Rufino.

Os famosos armários e escrivaninhas antigos, velhos conhecidos da obra de Rufino, não são esquecidos na cabeça e no peito. Pedras, cordas antigas, entre vários outros objetos, demonstram a dureza e a beleza de viver.

A quantidade de referências que o nome da obra nos traz é impressionante. Seja na literatura, na geografia, na música, etc., onde se olha se vêem Ulysses. O tamanho impressiona, assim como o material empregado, o esforço homérico para pensar e executar esta obra, o ardor joyciano de mostrar o dentro de nós...

A mim, me resta somente apreciar a obra, lembrar dela e parabenizar Rufino pelo novo fôlego na história da arte brasileira.

PS: A obra está em exposição de 24 de novembro de 2012 até 17 de fevereiro de 2013 na Casa França-Brasil.

Sobre o filme "La demora"

"La demora" - Carlos Vallarino como Augustín.


Assisti no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, em novembro de 2012, a exibição do filme "La demora", de Rodrigo Plá (um uruguaio naturalizado mexicano), e fiquei extremamente impressionado com a temática do filme que se relaciona às dificuldades de cuidar de nossos anciãos; com a fotografia escurecida do filme que dá um ar entristecido à trama; com a centralização das tomadas, o que coloca o espectador dentro do filme e de seus sentimentos, enfim, um filme para ser assistido, refletido, pensado e utilizado. 

Com uma trama simples, porém atualíssima, o curto filme de 84 minutos é inspirador. Em um ambiente lutador, trabalhador, batalhador, as dores e sofrimentos de todos os membros de uma família, onde a mãe é a cabeça e mantenedora da casa pobre, o idoso parece ser um "peso morto" e se esquece de tudo, porém, no decorrer do filme ele se mostra como peça fundamental desta família, peça que não pode ser deixada de lado, peça que dá "essencia" existencial e dramática a esta família.

O filme é de 2012 e participava do "Festival 4+1 de Cinema FundacióMapfre". Fiquei sabendo, hoje, que ganhou o prémio de público (o único prémio concedido neste festival!). Acredito que ainda possa ser visto no site www.4mas1online.com

Friday, 19 October 2012

Os caminhos de “Avenida Brasil”.


Terminou a novela “Avenida Brasil”! A trama unia futebol, copiava a vida da ascendente classe C de um subúrbio carioca e colocava a trama de amor e ódio dos personagens e seus passados na telinha.

Acredito que essa trama de “sofrimento e segredos do passado” com uma vida melhor “hoje” mostra a face de muitos brasileiros.

Apesar de todo o dinheiro, Carminha era má e não esquecia as humilhações de seu pai e a morte de sua mãe. Uma criança que vê sua mãe sendo morta por seu pai ficará, mesmo, traumatizada. Nina, por sua vez, vivia a trama de ser maltratada pela madrasta e seu amante. Ser abandonado no lixo se relaciona diretamente com o sentir-se um lixo.

A Avenida Brasil, um lugar de ninguém que liga o centro do Rio aos subúrbios, foi meu caminho por muitos anos. Reconheci minha família nas famílias do subúrbio: todos ao redor da mesa e falando juntos! De alguma forma senti saudades de quando era jovem e pegava o ônibus Gramacho-Praça Mauá para pegar a Avenida Brasil! Muitas vezes dormia no ônibus...

Enfim, a classe C se viu retratada na comilança, nas músicas, nas danças, nos segredos, nas tramas, etc., e isso fez o sucesso da novela. E eu recordei meus anos de juventude cruzando a Av. Brasil e pegando seus engarrafamentos.

Parabéns ao autor!

Sunday, 2 September 2012

O PT de Lula e Dilma está se desgastando!


*** O PT de Lula e Dilma está se desgastando! ***

A fórmula de Lula para a economia massiva de consumo interno, seguida por Dilma, está se desgastado; as graves assolam o governo da presidenta e ela mostrou que não sabe lidar com as classes trabalhadoras; o mensalão desbanca o PT e o coloca como partido de “pessoas não-desejadas” politicamente, pois associar-se a Lula e Dilma já não faz ninguém ganhar eleição (veremos isso nas eleições municipais de 2012!), enfim, o PT se desgastou com tantos escândalos de corrupção e desleixos de investimentos em infraestrutura que já não pode mais ganhar eleições.

Os professores das universidades federais já não votam mais no PT e somente o criticam. Se os intelectuais do país (a grande maioria trabalhando nas universidades públicas) pararam de apoiar o PT, imagine o que pode acontecer?!

Dima não sai do país para tentar abrir fronteiras para as exportações brasileiras e para conseguir investimentos. Ela fica parada em sua caixinha de vidro, em Brasília, achando que o mundo virá até ela! Ledo engano! Ela que se cuide! Veja como anda de saia justa a senhora Merkel! Há que ser flexível! Mesmo que não se possa fazer nada e se sinta imobilizada, mesmo assim, há que haver diálogo! Com Dilma o diálogo é inexistente! Já dizia o Chacrinha: “Quem não se comunica se trumbica!”.

Mensalão , mensalão, mensalão, abra o baú da podridão!

E a infraestrutura? Por que no Brasil pensamos tão pequeno? Por que nossas estradas são tão ruins, nossos aeroportos tão pequenos e nossos portos tão minúsculos? Não adianta produzir safras recordes de grãos se as estradas e os portos são um lixo! Há que pensar grande e com visão de futuro! O maior aeroporto do país (Guarulhos, em SP) é uma vergonha nacional! Há que triplicá-lo rapidamente e eficientemente!

Enfim, o PT de Dilma e Lula continua inerte, sem ação concreta, sem saber para onde correr, sem querer reformular o sistema tributário injusto e imobilizador do Brasil, sem investir pesado em educação (como fez a Coreia do Sul), etc, etc, etc...

Mensalão, mensalão, mensalão, abra a porta do caixão!

Escrito por Walace Rodrigues
@ Todos os direitos reservados!

Thursday, 30 August 2012

Poema.

Vou ficar famoso...

Vou namorar um famoso
ou tirar a roupa no Leblon.
Vou Warholizar o mundo dos 15 minutos,
casar com o Bial e levantar bandeira LGBT!
Vou ficar famoso sem ler nem escrever,
pois só quero que me cliquem...
Paparazzis, fotos e revistas.
Internet, internet, internet!
Globo, Globo, Globo!
Fazendas, BBs, novelas!
Quero ser famoso logo!

Wednesday, 15 August 2012

Azulejos de Alcântara (MA) - Séc. XVII a XIX.












Fotos de Walace Rodrigues

@ Todos os direitos reservados.


Tuesday, 14 August 2012

Alcântara (MA): Prazeres e Pêsames...

Estive por 4 dias em Alcântara, no estado do Maranhão, em agosto de 2012. Alcântara é uma pequena cidade histórica que viu apogeu econômico nos séculos XVII e XVIII e hoje vive uma pacata vida de cidadezinha do interior brasileiro. Tive tempo de conversar com muita gente da terra e compreender um pouco o que é Alcântara hoje. Porém, infelizmente, há mais problemas para os turistas e para a própria vocação da cidade que belezas a serem vistas... Os enumerarei aqui:

Os problemas para os turistas:
1- O cais do Jacaré está imundo! Na chegada à cidade os turistas se defrontam com lixo do cais! Vergonhoso!;
2- As ruas estão sujas e sem lixeiras!;
3- Não há atrativos para que os turistas se hospedem na cidade!;
4- Parece não haver vontade POLÍTICA em revitalizar a cidade!;
5- Há ruínas cheias de lixo por todos os lados!;
6- Não há um escritório bem equipado de turismo para receber e orientar os visitantes!;
7- Não há uma rede de restaurantes e lojas de souvenir de qualidade internacional, assim como os vários turistas estrangeiros que vêm visitar a cidade!;
8- O sinal de celulares é péssimo e a internet quase inexistente!;

O que fazer quando na cidade de Alcântara:
1- Observar os guarás vermelhos;
2- Ir à praia de Itatinga, um verdadeiro paraíso! Você poderá tomar banho sozinho após atravessar a faixa de mangue e água (os barqueiros Xico e T.O. Te levarão e te buscarão);
3 – Comer o delicioso peixe frito no simples restaurante de Maria Batisá;
4- Comer o doce de espécie, um doce típico de Alcântara;
5- Ficar na cidade por, pelo menos, uma noite, já que há pousadas baratas (ex: R$30 por pessoa com café da manhã).

O que poderia ser feito para melhorar a vida cultural e a economia da cidade (muito depende que a PREFEITURA o faça!):
1- Organizar feiras (ex: de livros, de artesanatos, etc...) para atrair os turistas até a cidade;
2- Organizar eventos de apresentação de tambor de mina, tambor de crioula, etc...;
3- Colocação de lixeiras feita de material reciclável (ex: de pneus) de 5 em 5 metros nas ruas da cidade;
4- Iluminação das ruínas com cores diferentes;
5- Transformar ruínas em lugares de espetáculo (ex: Paixão de Cristo na Semana Santa);
6 – Desapropriar terrenos e ruínas que não pagam IPTU por muitos anos para construir bons espaços culturais de exposições e espetáculos.

Enfim, apesar dos MUITOS PROBLEMAS da cidade de Alcântara causados por DESCASO PÚBLICO, a arquitetura em si vale a visita!


14/08/2012
Fotos e texto de Walace Rodrigues
@Todos os direitos reservados.

Monday, 9 July 2012

GOVERNO DILMA = GOVERNO DE GREVES.


Mais de 300 mil funcionários federais estão em greve neste momento (julho de 2012) do governo da presidente Dilma Rousseff. Por que tanta gente em greve e o governo diz que os grevistas estão pedindo demais, que não é possível dar tudo que os grevistas querem...etc... Mas por que o governo Dilma não negocia com os grevistas? Que PT é este? Quais os reais objetivos deste governo Dilma?

09/07/2012
Texto de Walace Rodrigues
Todos os direitos reservados!

Sunday, 24 June 2012

A República das Bananas Paraguaias! PARAGUAY FUERA DE MERCOSUR!!!!!!!!!!!


Onde já se viu um impeachment de um presidente em 24 horas? Só mesmo na América Latina pobre e analfabeta ou na África ou Ásia (também pobres e analfabetas) que isto pode acontecer!!!

Obviamente há interesses financeiros milionários (senão bilionários) por detrás disto, pois que outro interesse haveria para um golpe de estado tão rápido e tão sumário, sem nem mesmo direito de defesa do presidente (o ex-bispo Fernando Lugo) eleito legitimamente pelo povo?

O pior é saber, pela boca do presidente agora em exercício, que a Igreja Católica apoia o impeachment!!! Os bispos paraguaios que se deem ao trabalho de orar pelas almas e não de fazer politiquices que só lhes vão a beneficiar!

Este parlamento do impeachment é o mesmo que não aprova a entrada da Venezuela no Mercosul!

PARAGUAY FORA DO MERCOSUL!!!!!!!!!!!! Um país que no Brasil é conhecido pelo contrabando não pode mais ficar no Mercosul! Isso acaba com todos os desejos de decência do bloco!!! E decência é o mínimo que se pode pedir de um país!

PARAGUAY FUERA DE MERCOSUR!!!!!!!!!!! Un país que en Brasil está conocido como el país del contrabando no puede quedarse en Mercosur! Eso destruye todos los deseos de decencia del bloque! Y decencia es lo mínimo que se puede pedir de un país!

24/06/2012
Texto de Walace Rodrigues
Todos os direitos reservados!

Tuesday, 12 June 2012

A crise europeia é uma crise de dívida externa!


Não é necessário ter sentado nos bancos de qualquer universidade que tenha cursos de Economia para saber que esta crise na Europa durará, no mínimo, até 2018 (10 anos a partir de 2008) e que se deve ao imenso endividamento causado pelo excesso de confiança (tanto dos que emprestaram dinheiro quanto dos próprios europeus e norte-americanos que se creem o centro do mundo civilizado). 

O débito externo de alguns países (segundo Wikipedia.org em Inglês) é:

Reino Unido: 360% do PIB (produto interno bruto = valor de tudo o que um país produz ao ano);
França: 182% do PIB;
Países Baixos (Holanda) : 344% do PIB;
Alemanha: 142% do PIB;
Itália: 108% do PIB;
Bélgica: 266% do PIB;
Luxemburgo: 3.443% do PIB;
Áustria: 200% do PIB;
Portugal: 217% do PIB;
Finlândia: 155% do PIB;
Chipre: 129% do PIB;
Mônaco: 240% do PIB.

Enfim...por ai vão os lindos gastos dos governos e a vida de reis e rainhas que tinham os europeus e norte-americanos. Isso me recorda os gastos do governo militar brasileiro entre 1968 e 1973, período considerado por eles como "o milagre brasileiro", ou seja, crescimento baseado em endividamento externo.

Agora há que se pagar por isso, pelo menos fazer com que as economias comecem a crescer para tentar diminuir estes débitos.

Por outro lado, os famosos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) têm os seguintes débitos externos:

Brasil: 15% do PIB;
Rússia: 33% do PIB;
Índia: 22% do PIB;
e China: 5% do PIB.

Com estas dívidas e a profunda crise europeia, que ainda tardará muito em terminar, mostra-se que tanto países que adotaram somente o Socialismo ou somente o Capitalismo sofreram com a crise de confiança nos mercados financeiros, ou seja, desde a abertura da Rússia e da China à economia de mercado (sempre controlada, de certa forma, pelo governo), o crescimento do consumo do Brasil e da Índia (ambos países com instituições importantes sob controle do governo) e a organização de seus recursos naturais e de serviços o mundo tomou nova forma. Esta é a prova de que o Neoliberalismo sem freios não funcionou.

Hoje em dia a Índia fornece os serviços, o Brasil fornece os produtos alimentares, a Rússia fornece a energia (o petróleo e gás) e a China fornece os produtos industriais mais baratos que os dos europeus ou norte-americanos. Há uma nova organização mundial que funciona sem a interferência direta de EUA e Europa, isolondo-os.

Os países BRICs souberam guardar seu dindim e investir em certas áreas. Claro que todos os quatro têm problemas estruturais, porém que se podem resolver com investimento acertado e planejado para que o crescimento continue acontecendo. Porém, o mais importante é que estes países BRICs desestabilizaram o pensamento eurocêntrico-branco-masculino de que Europa-EUA era o centro do mundo, mostrando novas formas econômicas que, de alguma maneira, podem existir sem este "centro"!

Fonte sobre as dívidas externas: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_external_debt 
Acesso em 12/06/2012.

Sunday, 13 May 2012

Filhos de pais homossexuais são mais felizes, aponta pesquisa.

Um estudo realizado na Universidade da Virgínia (EUA) indica que as crianças são igualmente felizes ou possuem maior harmonia no lar quando têm pais do mesmo sexo. A pesquisadora Charlotte Patterson pesquisou filhos com dois pais, duas mães e pais de sexo diferentes e concluiu que não há qualquer relação entre a felicidade da criança e a sexualidade dos pais. A pesquisa avaliou 104 famílias ao todo e encontrou alguns comentários positivos em filhos de casais do mesmo sexo.

“Os casais formados por pessoas do mesmo sexo parecem partilhar a educação dos filhos de forma mais igualitária, em comparação com os heterossexuais”, apontou a pesquisa publicada no ano passado. “Ambos provavelmente trabalham e envolvem-se de forma equilibrada”, afirmou Charlotte que acredita que isso se deva ao fato de não haver o estereótipo de que educação é responsabilidade da mãe e o sustento como obrigação paterna. Essa harmonia na divisão das tarefas cria menos ansiedade na crianças.

A pesquisadora apresentará sua pesquisa esta semana na Conferência Internacional sobre Parentalidade Lésbica, Gay, Bissexual ou Transgênero, em Lisboa, em Portugal. “As crianças com pais homossexuais são felizes e parecem estar bem. Os casais infelizes nas suas relações transportam para as crianças esse sentimento. O fato dos pais se darem bem e o grau de satisfação com o relacionamento são, isso sim, questões com efeitos nas crianças”, resume a pesquisadora que entende que a pesquisa deve ser aprofundada, já que a idade média das crianças pesquisadas foi entre 3 e 4 anos de idade.

De 07/10/2011
Fonte:  http://www.revistaladoa.com.br
Disponível em: http://www.revistaladoa.com.br/website/artigo.asp?cod=1592&idi=1&moe=84&id=18596 

Thursday, 26 April 2012

Brasileiros deportados da Espanha – Vergonha nacional!



É vergonhosa a reação do governo brasileiro perante o grande número de seus nacionais deportados de Barajas (Madrid, Espanha). A medida de aplicar os mesmos critérios usados pelos espanhóis ao brasileiros para a entrada no Brasil é desastrosa, já que as deportações de espanhóis não estão acontecendo!

O que acontece com o governo Dilma? Governo fraco e cheio de escândalos políticos!? Sem força nem mesmo para guardar suas fronteiras e zelar pela aceitação de seus cidadãos em fronteiras de países devastados pela crise financeira (leia-se Espanha)!

Os espanhóis ainda nos veem como um bando de pobres e nem mesmo conhecem o Brasil! Uma amiga espanhola me visitou no ano passado e pensava que iria ver as mesmas cenas de miséria que viu na Índia, onde foi em suas últimas férias. O que os espanhóis têm é INVEJA de nosso crescimento e VERGONHA de seu insucesso financeiro! Se achavam ricos e olha só no que deu! Vivem inventando notícias de bolhas no Brasil, porém são bolhas ilusórias e que nunca explodem!

O governo Dilma tem que ter FORÇA e aplicar a LEI DE RECIPROCIDADE aos espanhóis! De verdade, sem lenga lenga, sem corpo mole! Ou devemos colocar um Carlinhos Cachoeira nas fronteiras brasileiras para barrar os não-desejados?

Tuesday, 24 April 2012

PÓS-PÓS-COLONIALISMO? O CASO DOS DOCUMENTÁRIOS DOS ÍNDIOS IKPENG.

RESUMO
Este artigo trata de um aspecto que venho notando relevante no campo da filosofia estética atual: a emergência do que entendo como “pós-pós-colonialismo”. O “pós-pós-colonialismo” trata de uma nova percepção (e concepção) de análise cultural, que tem suas bases no pós-colonialismo e pode ser exemplificada claramente, no caso brasileiro, com a produção de documentários de indígenas nacionais. Portanto, busco no caso das produções visuais dos indígenas Ikpeng, feitas com tecnologias e ferramentas visuais atuais, o exemplo necessário para a compreensão deste conceito emergente.

Palavras-chave: pós-colonialismo; documentário indígena; pós-pós-colonialismo.

Disponível em: http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/Comunicacao_2012/Publicacoes/O_Mosaico/Numero_6/OMosaico6_00_Integra.pdf

Wednesday, 21 March 2012

Verbivocovisualidades: a poesia concreta do grupo Noigandres e as monotipias de Mira Schendel

Este artigo tenta exemplificar a estreita relação entre artes literárias e plásticas brasileiras, algo que pode ser notado quando analisamos a história cultural do Brasil. Estas relações artísticas podem ser tão próximas, no caso brasileiro, que chegam mesmo a se mostrarem como rebatimentos. Este artigo busca evidenciar os relacionamentos entre a obra literária da Poesia Concreta e a criação de monotipias pela artista plástica Mira Schendel. Através da análise relacional do poema concreto “Nascemorre” de Haroldo de Campos e de duas Monotipias da série dos “As” de Mira Schendel busco aspectos verbivocovisuais, tão característicos das experimentações concretas da época e que se notam também nas artes plásticas.

Palavras-chaves: Poesia concreta, metalinguagem, Mira Schendel.

Dispinível em: http://ppgav.ceart.udesc.br/revista/edicoes/6_teoria_hst_arte/PALINDROMO_6_artigo_6.pdf

Tuesday, 20 March 2012

Poema "LUA ADVERSA" de Cecília Meireles.

LUA ADVERSA

Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.

Fases que vão e vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.

E roda a melancolia
seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém
(tenho fases como a lua...)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu...

Wednesday, 22 February 2012

*** Igreja de São Pedro de Rubiães, Paredes de Coura, Portugal ***








Aspectos medievais da Igreja de São Pedro de Rubiães, em Paredes de Coura, Portugal.

*** Fotos de Walace Rodrigues ***
*** Todos os direitos reservados ***


Tuesday, 21 February 2012

*** Período Medieval em Portugal. ***

Igreja de Santa Maria dos Anjos, Valença do Minho, Portugal.






Igreja Matriz em Ponte de Lima, Portugal.






Torre da muralha medieval da cidade do Porto, Portugal.







Fortificações da cidadela de Valença do Minho, Portugal.
Do outro lado do rio Tui vê-se Espanha.
"De Espanha nem bons ventos nem bom casamento".






Barroco e Românico juntos em Valença do Minho, Portugal.






Janela medieval em Valença do Minho, Portugal.



*** Fotos de Walace Rodrigues ***
*** Todos os direitos reservados ***

Edifícios Medievais (Medievo) em Trás-os-montes, Portugal.

Paróquia de Santa Maria Maior - Matriz de Chaves.





Igreja Medieval de Vale de Gouvinhas, Trás-os-montes, Portugal.





Castelo Medieval de Chaves.





Igreja Medieval de Vale das Fontes, Trás-os-montes, Portugal.



*** Fotos de Walace Rodrigues ***
*** Todos os direitos reservados ***